A Fundação Lurdes Mutola, está inaugurando o projecto Movimento do Futebol Feminino. O projecto visa melhorar o futebol feminino em Moçambique, através do aumento da qualidade geral do jogo. Isto será feito através da organização de uma formaçã
Sexta-feira, 21 DE Outubro 2011

Um projecto de desenvolvimento do futebol feminino

Descrição do projeto


Este projeto “Futebol dá força” pretende fortalecer as mulheres jovens através do futebol. Através do futebol elas recebem melhor auto-confiança para ter responsibilidade para suas vidas. Meninas que assumem a responsibilidade por suas próprias vidas acabarãs por contribuir para o elevado estatúto das mulheres na sociedade.

 

Missão

 


Organizar equipas femininas para as mulheres jovens, entre doze e dezassete anos, para jogar futebol. As equipas serão um lugar de encontro para as meninas, onde elas podem se sentir conectadoas e pertecimentes. Portanto, é essencial para construir espírito de equipa. As equipas vão ser criadas nas escolas para alcançar o maior número meninas possível e facilitar a disponibilidade do projecto. A ligação entre a escola e algo divertido (o futebol) vai reforçar o interesse das meninas para a escola. Também contribui para uma maior aceitação do futebol feminino em geral. 

 

 

Visão

 


Através do desporto as meninas vão receber melhor auto-confiança e auto-determinação, que vão ajudar à elas em suas vidas. As equipas vão também ajudar no desenvolvimento do futebol feminino. Da criação de uma base de jovens jogadoras aumenta as possibilidades de ter um funcionamento e um futebol femenino sustentável. 

 

 

Valores

 


O projeto visa levantar o status das mulheres na sociedade. Vai integrar o futebol à educação para levantar e disseminar conhecimento sobre os direitos das mulheres, sexo seguro e os riscos do HIV/SIDA, matrimonio e gravidez precoce. Os treinadores das equipas vão transmitir estes valores através do futebol. Cooperação com diferentes organizações (por exemplo Unicef, WLSA, OMM, Forum Mulher etc.) é possível e importante para adquirir conhecimentos profissionais nessas áreas. 

 

 

 

Prático

 


O “Futebol dá força” elaborado por Cecilia Andrén Nystrom da Suécia, em colaboração com a Federação Moçambicana de Futebol (FMF) e o Fundação Lurdes Mutola (FLM). Será realizado sem patrocínio financeiro e todos os envolvidos vão trabalhar voluntariamente.

 

 

O projeto vai começar com cinco escolas nos bairros de Maputo. As escolas devem ser nos bairros onde algumas equipas femininas existem para possibilitar um formação com diferentes níveis do futebol feminino. O model vai criar movimentação entre escalões de formação, e as mais velhas jogadoras vão ser idolas para os mais jovens. Significa aumento ao ambição das meninas para jogar. Aumentará gradualmente o número de escolas e, se possível expandir o projecto para outras províncias em Moçambique.

 

 

Cecilia Andrén Nystrom vai trabalhar no projecto até Maio de 2012, e deixará preparado uma apresentação aos gestores locais para que o projecto continue.

 

 

 A Federação Moçambicana de Futebol (FMF) vai entrar em contacto com as escolas em Outubro de 2011. Cecilia Andrén Nystrom será responsável pela aquisição de materiais para o projecto. Durante a implementação do projecto a FMF será responsável pelo transporte de materiais e do treinador para as escolas.

 

 

A Fundação Lurdes Mutola (FLM), através a Sara Simone e a Sandra Kourouma, vão ajudar com informação relaçionada do futebol feminino e o experiençia do projecto Passabola, que foi eplementado anivel da FLM. O treinador principal da selecção national de Moçambique, o Carlos Manuel, vai ajudar com experiençia dele como treinador.  

 

 

Objectivos do projeto

  • Usar o futebol com o meio de aumentar a auto-confiança das meninas.
  • Educar e levantar conhecimento sobre os direitos das mulheres e informações relacionadas.
  • Desenvolver e elevar o status das mulheres na sociedade.
  • Aumentar o interesse e disponibilidade de futebol feminino.
  • Criar uma base de jovens jogadoras para melhorar futebol feminino à nível nacional.

 

Sumário


O “Futebol dá força” é um projecto de futebol feminina para mulheres jovens. O projecto usará o futebol como meio para levantar a auto-confiança das meninas e a longo prazo elevar o status das mulheres na sociedade. Ele vai criar uma base de jovens para melhorar o futebol feminino e aumentar o interesse e disponibilidade do desporto. Através da cooperação com as escolas o projecto chegará à muitas jovens que podem contribuir para o desenvolvimento do futebol feminino e a sociedade em geral.

 

 

 

Elaborado por: Cecilia Andrén Nystrom

 

 

 

 

 

 

 

 

 

publicado por Futebol Femenino em Movimento às 10:04
Outubro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
22
23
24
26
27
28
29
30
31
arquivos
2011
2010
2009
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO